Para refletir:

domingo, 11 de setembro de 2011

...


Hoje eu estava matando a saudades do meu GB (infelizmente, num emulador. Meu GB se perdeu há muitos anos). Na minha infância, R/B/Y eram a minha diversão. Red, seu Pikachu o seguindo por aí, dizendo "Pika!" cada vez que você se virava para falar com ele... Isso é muito nostálgico. As primeiras versões eram... Ótimas. A história de sempre, é claro, mas ainda assim, era divertido, mesmo eu nunca conseguindo terminá-las completamente.

E qual foi a minha surpresa quando veio G/S. Um novo treinador. Red (ou Ash) não era mais seu personagem. Ele havia sido transformado no vilão! Todos os Pokemons, que Red havia lutado tanto para conquistar, - Mewtwo, Articuno, Moltres... Até mesmo Mew! - tudo havia sido tirado dele e dado a um garoto novo.

"Ah, mas é só um jogo."

Pode até ser, mas caramba. R/B/Y fizeram parte da minha infância, Red não poderia, pra mim, se tornar o vilão! Eu vi aquele garoto crescer, lutar para capturar tantos Pokemons raros e para treinar seu teimoso Pikachu, e de repente tudo mudou! É como tirar Link do papel de resgatar a Princesa Zelda e colocá-lo no lugar de vilão, enquanto outro garoto faz o trabalho dele.

C/R/S vieram em seguida, mas eu não quis jogá-los. Não depois de G/S. Mas as coisas mudaram novamente. Com a vinda de FR/LG, eu achei que voltaria a ser como antes, Red e seu Pikachu. Não foi assim, e eu não fiquei surpresa. FR/LG são bons, Red não é mais o vilão, mas... As coisas haviam mudado demais.

Red não foi apenas um personagem de um jogo antigo largado em algum canto da gaveta. Ele foi um amigo nas horas ruins, assim como nas boas. Eu nunca fiz (e provavelmente nunca farei) glitches, como MissingNo. ou Glitch City. Às vezes eu uso Gamesharks, para completar minha Pokedex, mas só. Para mim, fazer esses glitches seria como corromper aquele mundo e machucar Red e os outros. Para mim, não é apenas um jogo.

Vá em frente. Me chame de louca, eu não me importo. Red não é só um protagonista silencioso num jogo infantil. Ele poderia fazer muito, muito mais do que lhe foi permitido. Ele poderia ter sido um grande herói. Eu queria muito recuperar meu GB. Eu queria voltar a viajar com Red, me divertir com os "Pika!" de seu Pikachu mal-humorado, e fazê-lo ser um grande treinador.

É por isso que hacks se tornaram tão divertidas pra mim. Novos caminhos para Red, além de ser um mero protagonista sem fala alguma e tão esquecido por todos, usado apenas para matar a saudade de um jogo antigo ou para a diversão de alguns que adoram explorar os bugs do jogo.

Posso estar falando como aquela creepypasta, "Glitchy Red", mas não ligo. Eu precisava desabafar com alguém. Boa noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home