Para refletir:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deep Web - Até onde vai a toca do coelho?

Suface Web e Deep Web - 20 bilhões de páginas num total de cerca de 600 bilhõesHoje vou comentar sobre um fenômeno interessante na internet, a Deep Web, também chamada de "dark web" ou "invisible web". A deep web nada mais é do que aquilo que não aparece na internet convencional, ou seja, na surface web, que é tudo aquilo que é visto em buscadores, como o Google.

Atráves de metatags específicas, você pode esconder seu site dos buscadores. Acredita-se que a deep web é muito, muito maior que a surface web. Segundo a Wikipedia, são várias ordens de magnitude maior!

A questão é: o que se esconde na deep web? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público? Claro, provavelmente há muita coisa inocente, tal como sites de amigos, comunidades específicas, sites de ARGs...

Mas e o lado negro?

No 4chan, site de imagens de onde saem todas as lendas e memes conhecidos pelo homem, havia o relato de um fórum de crackers, que só podia ser acessado através de desencriptação específica (que serve mais ou menos como um teste, para que só os melhores, ou no mínimo os bons crackers acessem, e não qualquer lammer). E neste fórum, eles compartilham programas, tal como vírus e desencriptadores, para invadir sites, muitas vezes com objetivos financeiros, tal como bancos. E quantias grandes estavam envolvidas.

E isso com certeza é o de menos. A questão é, que obviamente, na deep web, há muita coisa ilegal, chegando até mesmo a ser conspiratória. Pornografia infantil, por exemplo, deve haver aos montes.

Outro relato dizia sobre uma wikipedia da deep web, bem underground mesmo. Lá continha links, por exemplo, para contratação de assassinatos de aluguel.

Dizem as más línguas que há toneladas de snuff films (filmes de assassinato pelo assassinato, filmado por diversão). Há também sites de religiões mais undergrounds, que envolvem quebrar a lei. Exemplo, canibalismo, sacrifício de seres humanos. Venda de drogas, mercado de órgãos, tráfico de seres humanos, e por aí vai.

A toca do coelho vai muito, mas muito mais fundo do que imaginamos. Essas páginas precisam de um programa especial, como Tor ou Freenet, que garantem o anonimato e permitem que você visite tais páginas. Até agora, meu Tor se recusa a funcionar, então não posso comentar nada sobre a Hidden Wiki, apesar de ter o link. Para quem tem o PC menos babaca que o meu e conseguiu fazer o Tor funcionar, aqui está o link:

Hidden Wiki

Existem bilhões de outras páginas, mas é claro que são quase impossíveis de se encontrar.

Bons pesadelos.

Ps.: Artigo adaptado desse site aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home